Skip to main content
W1 Consultoria Financeira 10 de outubro de 2022

Como controlar gastos no cartão de crédito: 5 dicas para conseguir!

Como controlar gastos no cartão de crédito

Aproximadamente 70% dos brasileiros que utilizam cartão de crédito possuem 3 ou mais cartões.

A pesquisa do Serasa, responsável por divulgar este dado em 2022, mostra que o cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento para uma parte significativa da população brasileira. 

Considerando esse cenário, é fundamental entender como controlar gastos no cartão de  crédito para que o mesmo tenha um impacto positivo em suas finanças.

Para saber como utilizar o cartão de crédito com inteligência financeira, continue a leitura!

O que ninguém te conta sobre como controlar gastos no cartão de crédito

Poucas pessoas têm a consciência de que o cartão de crédito funciona como uma empréstimo pré-aprovado, só que em forma de cartão.

Além disso, é comum que a fatura do cartão seja classificada como um gasto quando, na verdade, o cartão é apenas um meio de pagamento equivalente a dinheiro, cheque, PIX e outros.

Por esses e outros erros, é comum que o cartão seja visto como um vilão. “É melhor não ter cartão e pagar à vista” e “perco o controle do cartão” são frases comuns na vida daqueles que acreditam no mito de que o cartão é algo prejudicial.

Como controlar gastos no cartão de crédito

Existe uma questão psicológica ligada ao uso de cartão que reforça esse mito para quem não possui inteligência financeira.

Ao comprar com dinheiro vivo, por exemplo, o consumidor troca o dinheiro pelo produto e o cérebro faz essa associação ligada à troca. “Tenho menos dinheiro porque tenho este produto”, a mente determina.

Porém, no caso do cartão, o consumidor compra o produto e continua com o cartão. Por não haver uma troca visual do dinheiro por produto, o cérebro não faz a associação automática de que o gasto ocorreu.

Para transformá-lo em um aliado, é importante saber como controlar gastos no cartão de crédito através de estratégias práticas e da consciência de que, ao utilizar crédito, o consumidor está usando um dinheiro emprestado.

Para saber como utilizar o cartão da melhor forma possível, confira nossas dicas abaixo.

5 dicas que vão te mostrar como controlar gastos no cartão de crédito a partir de hoje

1) Planeje suas compras

O primeiro passo para saber como controlar gastos no cartão de crédito é definir quanto irá gastar ao longo do mês e separar estes custos por categoria (mercado, restaurante, gasolina, roupas, farmácia e outros).

Após isso, é necessário atualizar seu controle a cada 7 ou 15 dias para comparar suas metas com seus gastos e usá-lo de forma estratégica para tomada de decisão ao longo do mês.

Quer saber se pode jantar fora ou se consegue comprar uma roupa sem atrapalhar seu planejamento? O orçamento é a ferramenta que te mostrará essa resposta!

Vale reforçar que, para o orçamento funcionar, é necessário registrar os gastos que compõem a fatura do cartão, não apenas o valor total a ser pago.

Caso você não tome suas decisões financeiras sozinho, é fundamental criar um orçamento familiar para manter a boa saúde financeira de sua família.

2) Mantenha o limite de cartão menor do que a renda

Por ter o limite do cartão maior do que a renda, muitas pessoas acreditam que ele seja uma extensão do salário ou, pior, que pode ser utilizado como uma reserva de emergência.

Ao custear uma emergência com o cartão, o risco de contrair uma dívida maior é enorme. No Brasil, os juros rotativos para quem não paga a fatura ou paga apenas o valor mínimo são um dos maiores do mundo.

Como controlar gastos no cartão de crédito é impossível diante de uma taxa de juros tão alta, o ideal é que o limite do cartão seja inferior a renda com o intuito de evitar gastar mais do que ganha.

Vale reforçar que apenas uma reserva financeira já existente pode ser considerada uma reserva de emergência. Para saber como construir a sua, leia nosso artigo completo sobre o tema!

>> Reserva financeira para emergências: entenda como construir a sua!

3) Tenha apenas um cartão de crédito

Como controlar gastos no cartão de crédito se você utiliza 4 cartões diferentes?

Fica muito difícil manter o controle e atualizar o orçamento quando é necessário conciliar os gastos de mais de uma fatura.

Escolha um cartão estratégico que impacte sua vida financeira positivamente e concentre todos os seus gastos nele.

4) Se atente às compras parceladas

Embora o cartão não seja um gasto, mas sim um meio de pagamento, como já abordamos anteriormente, as compras parceladas devem ser consideradas como gastos fixas até que sejam quitados.

Uma das formas de diminuir suas despesas fixas e variáveis com inteligência financeira é parcelar apenas quando:

  1.  Os juros forem menores do que a rentabilidade de seus investimentos;
  2.  Evitar a descapitalização, mesmo possuindo dinheiro para comprar à vista.

Como controlar gastos no cartão de crédito

5) Acompanhe a fatura com frequência

Como falado acima, o cérebro pode demorar para associar que houve um gasto através do cartão de crédito uma vez que não existe a visualização da troca de dinheiro por um produto ou serviço.

Na dúvida de como controlar gastos no cartão de crédito? Comece acompanhando sua fatura com frequência!

Uma das formas de dar este primeiro passo é atualizar seu orçamento com frequência e configurar alertas para olhar a fatura durante a semana.

Outra motivação para acompanhar a fatura é identificar tarifas extras (que muitas vezes não deveriam ser cobradas) e seguros indevidos.

De acordo com o artigo 42 do Código do Consumidor (CDC), salvo casos de engano justificável, o consumidor tem direito à restituição do valor cobrado indevidamente com dobro, acrescido de juros e correção monetária.

Dicas bônus: como controlar gastos no cartão de crédito e manter a organização financeira?

Após seguir essas dicas, você saberá como controlar gastos no cartão de crédito e dificilmente irá exagerar em seus gastos.

Ainda assim, você pode adotar boas práticas como:

  • Escolher a data de vencimento da fatura perto do dia de seu pagamento;
  • Utilizar lembretes e despertadores para não esquecer de pagar a fatura;
  • Nunca pagar apenas o valor mínimo e parcelar sua fatura;
  • Caso o cartão tenha tarifas, comparar o custo-benefício do valor cobrado em relação ao que é oferecido;
  • JAMAIS emprestar seu cartão para outras pessoas (não há como controlar gastos no cartão de crédito se ele está sendo utilizado por terceiros);
  • Reservar um tempo para cancelar cartões de lojas, mercados e outros estabelecimentos;
  • Concentrar seus gastos no cartão de crédito caso contrate um programa de milhagem;
  • Sempre que possível, utilizar programas de cashback para que parte dos seus gastos sejam convertidos em pontos ou volte para você;
  • Mantenha-se fiel ao seu orçamento. Ter um orçamento claro é imprescindível para saber como controlar seus gastos no cartão de crédito;
  • Aproveitar descontos e utilizar o clube de benefícios de seu programa de milhas para economizar, principalmente em gastos ligados ao lazer e viagens.

Como controlar gastos no cartão de crédito depende de bons hábitos financeiros, a fatura do seu cartão é apenas um reflexo de sua maturidade financeira.

Aqui na W1 Consultoria Financeira, acreditamos que um bom planejamento financeiro pode te ajudar a desenvolver a maturidade financeira e mostrar como assumir o controle de suas finanças para construir sua independência financeira e alcançar seus objetivos. Isso vai muito além de saber como controlar gastos no cartão de crédito.

Para ter um planejamento financeiro profissional e personalizado para sua realidade, agende uma análise financeira sem custo com um de nossos especialistas e comece seu planejamento ainda em 2022!

Agende uma análise financeira com um de nossos especialistas!

Author W1 Consultoria Financeira

More posts by W1 Consultoria Financeira